sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Rezar sem desânimo


Devemos rezar sempre, orar sem desanimar, a todo o momento. Moisés sobe à colina e até ao pôr do sol mantém as mãos levantadas para o Senhor; quer dizer, reza. Reza todo o dia e, quando se sente cansado, pede aos amigos que lhe sustenham os braços para poder continuar a rezar. Que bela imagem de oração perseverante!
A oração nasce da fé. Há um elo «existencial» entre a fé e a oração. Não podemos colocar a oração no mesmo plano de um passatempo facultativo: ela é a fonte e o alimento da nossa fé. Quanto maior for a nossa intimidade com Deus pela oração, mais viva e contínua se torna a presença de Deus na nossa vida e portanto, mais viva é a nossa fé.
«É na oração, dizia João Paulo II, que descobrimos a presença de Deus na nossa alma, que ouvimos a Sua voz que fala através da nossa consciência… Começamos a ver, a sentir, a julgar as coisas como Jesus as vê, as sente, as julga e ama.» Por isso, orar não é fugir à vida real. «Através da oração encontraremos Jesus connosco em todos os acontecimentos da nossa vida»
Orar é uma necessidade, faz parte substancial da própria vida do cristão. O Santo Cura de Ars dizia que a oração é para a nossa alma aquilo que a chuva é para a terra: «Adubai-a o mais que puderdes; se faltar a chuva tudo quanto fizerdes de nada serve».

Sem comentários:

Enviar um comentário